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Você sabe como o seu fornecedor identifica as falhas do seu ambiente de TI?

Bruno Silva*

É comum que muitos prestadores de serviço dentro da área de TI atuem apenas de forma reativa, ou seja, somente quando surgem problemas na TI da sua empresa. Nestes casos, será preciso abrir um chamado de suporte para que se iniciem os procedimentos de reparo, e isso leva tempo e pode agravar a situação. Portanto, o ideal é que exista um gerenciamento proativo do seu ambiente para garantir mais agilidade e segurança na execução dos procedimentos.

Quando falamos em proatividade dentro da gestão de TI, a primeira coisa que precisamos analisar é a infraestrutura do seu fornecedor. Será que os equipamentos e recursos que ele possui são suficientes para atender suas necessidades? Ele possui um NOC? Se as respostas para essas perguntas forem negativas é hora de rever o tipo de serviço contratado.

Quer saber mais sobre a importância do monitoramento da TI e o uso do NOC? Continue a leitura deste post!

O que é NOC?

O NOC (Network Operations Center) é o local onde é feito o gerenciamento, controle e monitoramento de rede.  Por meio dele, é possível ter uma visão ampla em relação aos ambientes de TI monitorados. Para que realmente apresente resultados positivos, a estrutura do NOC precisa ter telas e gráficos precisos e que ajudem a agregar valor ao seu negócio.

O que pode ser monitorado dentro da TI?

Praticamente tudo dentro do universo da TI pode ser monitorado, desde um toner acabando até um ataque de força bruta no seu domínio. Mas, é importante que o serviço vá além de uma simples leitura de tela. O ideal é que os dados sejam coletados e analisados para melhorar a entrega do serviço para sua empresa.

Qual o objetivo do NOC?

O objetivo do uso do NOC é viabilizar um gerenciamento proativo e com isso agilizar o processo de tomada de decisões. Desta forma, consegue-se evitar falhas e garantir um menor tempo de inoperância do departamento de Tecnologia da Informação.

Em que consiste um bom serviço de monitoramento de TI?

Para que seja de qualidade, o serviço de monitoramento de TI deve conter processos desenhados com base nas melhores práticas de ITIL. Em caso de um disco cheio, por exemplo, o sistema deve gerar um alerta juntamente com um chamado para o seu prestador de serviços de forma automática. Assim, sem qualquer interferência manual de sua parte, o problema é identificado e começa a ser tratado.

Como avaliar seu fornecedor de serviços de TI?

Para que o gerenciamento de TI ocorra de forma tranquila e forneça reais benefícios para a sua organização, seu fornecedor deve ter mecanismos eficientes e processos devidamente organizados. O ideal é que você como cliente seja informado sobre os problemas que estão ocorrendo no seu ambiente e não o contrário.

E, agora que você sabe a importância do gerenciamento proativo vale a pena fazer uma visita para conhecer a estrutura do seu prestador de serviços de TI. Pergunte como é feito o monitoramento, quais são as ações tomadas mediante a identificação de problemas e qual o seu nível de acesso ao monitoramento. Lembre-se, apenas com o uso de um NOC bem estruturado é possível acompanhar todas as atualizações, falhas e demais informações que garantem o funcionamento da sua TI.

Quer saber mais sobre NOC? Entre em contato conosco, temos um ambiente completo e bem estruturado para atender todas as suas necessidades!

 

Consultor de Implementação Pleno na Integratto Tecnologia, com experiência na área de administração de redes e servidores. Possui formação acadêmica na área de Tecnologia em redes de computadores.

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