Double Exposure Image of Business Person on modern city background. Future business and communication technology concept. Surreal futuristic cityscape and abstract multiple exposure graphic interface.

Como ser um gestor de TI inovador?

A inovação pode ser um grande diferencial competitivo e os gestores da área de TI têm papel de destaque nesse processo, que deve estar sempre alinhado aos objetivos da empresa. Confira algumas dicas para ajudar a colocar em prática estratégias inovadoras.

 

1.  Estar sempre atualizado

Uma das atitudes mais básicas para ser um profissional informado e inteirado das tendências de mercado é investir em especializações e novos graus de formação, desde cursos rápidos até certificações profissionais, especializações e graus maiores para a sua formação.

Dominar a língua inglesa para estar sempre à frente nas leituras também ajuda muito. Outras táticas são a participação em eventos e a manutenção do contato com as universidades, inclusive em assuntos ligados a outras áreas de atuação, que podem trazer novas perspectivas para a inovação no segmento de TI. Além disso, é importante acompanhar profissionais de referência e consumir novidades em blogs, podcasts, canais de Youtube e etc.

O gestor também deve estabelecer uma relação acessível e transparente com seus colaboradores. Abrir espaço para troca de novas ideias e colaboração entre a equipe cria um ambiente mais criativo e propício a inovação.

 

2. Antecipar tendências e adotar novas tecnologias

 

Uma agenda de TI impulsionada pela inovação exige grandes transformações no ambiente de entrega de serviços e de aplicações. Os profissionais da área precisam estar sempre acompanhando o surgimento de novas tecnologias para avaliar quais delas são relevantes para sua empresa e podem contribuir para o crescimento do negócio. O gestor de TI da atualidade utiliza os dados do negócio para antecipar soluções e oportunidades. Com sua visão estratégica, consegue prever tendências e adotar novas tecnologias para melhorar seu desempenho.

Novas tecnologias como a infraestrutura hiperconvergente (HCI), inteligência artificial, internet das coisas, big data, entre outros, são capazes de proporcionar experiências exponenciais e estão fazendo a diferença no mercado.

Manter uma estrutura de gestão de TI com o uso do modelo de data centers tradicionais, dificulta o crescimento na velocidade esperada pelas organizações. Com diversos silos, racks, servidores separados, vários fornecedores, cabos intermináveis e muito mais, têm crescido a complexidade da infraestrutura de TI. Isso tudo demanda que a equipe se esforce em manter esses elementos sob controle e não tenha tempo para se preocupar com iniciativas para impulsionar a inovação de seus negócios. A hiperconvergência reduz o desperdício de recursos que acontece ao tentar prever as demandas e acabar provisionando em excesso. Com a HCI, é possível concentrar a gestão de computação, armazenamento e rede em um só lugar.

Saiba mais sobre Hiperconvergência:

 

A Internet das Coisas (IoT) se refere a capacidade de se adicionar conectividade a qualquer coisa, mesmo que isso não traga muitos benefícios ao consumidor. O futuro, em qualquer tipo de nova tecnologia, está em identificar quais soluções realmente agregam valor e trazem resultados efetivos.

As falhas nos serviços de TI impactam diretamente na eficiência operacional e custam muito caro para as empresas. A Inteligência Artificial (IA) já começou a revolucionar a atuação de empresas de diversas áreas. Cada vez mais os ambientes de tecnologia têm usado IA para identificar ameaças e prevenir paradas não programadas.

 

3. Ampliar sua visão estratégica

Em um mercado cada vez mais digital, o departamento de TI desempenha um papel fundamental na viabilização das estratégias de qualquer negócio. Por isso, o gestor de TI precisa demonstrar capacidade de otimizar processos e propor soluções, baseando seu planejamento em indicadores e métricas.

O setor de TI está sempre em mudança, exigindo o mesmo dos profissionais. A busca por conhecimento e aprendizado deve fazer parte da rotina e não pode se restringir apenas em habilidades técnicas. A evolução constante do profissional de TI deve compreender as esferas comportamentais, comunicacionais e tudo que for importante para o negócio. Desenvolver habilidades como liderança e negociação são fundamentais para que o gestor de TI possa com sucesso fazer a mediação entre sua equipe e os objetivos da organização.

O benchmarking também contribui para que o gestor de TI conheça novas práticas e ferramentas que têm dado bons resultados em outros negócios e possa aplicar tendências inovadoras ao seu trabalho.

O processo constante de inovação impulsiona o crescimento das empresas e buscar parceiros que apoiem essa iniciativa é fundamental para ter sucesso. A Integratto Tecnologia é especialista em entender as necessidades das empresas para sugerir as soluções inovadoras que trarão mais resultados, além de guiar a sua implementação.

Compartilhe esse Post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email