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Veeam: 5 Motivos para mudar sua solução de Backup

Com a ascensão dos dados e importância estratégica deles no crescimento das empresas, percebemos uma valorização cada vez maior das ferramentas de backup. O problema é que muitas organizações acreditam que as suas ferramentas legadas sejam o suficiente para atender às demandas atuais de uso e recuperação desses dados. Além disso, é bem comum que os departamentos de TI tenham desafios diários relativos à falta de tempo, recursos e energia, o que acaba gerando problemas de performance.

A Integratto, ciente da importância de ferramentas de backup modernas e automatizadas que impulsionem a continuidade dos negócios, é parceira da Veeam, líder em soluções de backup que oferecem Cloud Data Management™. Por isso, levantamos uma série de motivos e dicas disponibilizadas pela empresa, mostrando que é possível sim melhorar o seu backup e resolver problemas que pareciam inevitáveis.

As dicas foram elaboradas com base em uma pesquisa realizada entre setembro e dezembro de 2020, com 3.000 profissionais de TI de 28 países, que contaram quais foram os principais motivos para que eles buscassem novas soluções de backup. A confiabilidade ficou em primeiro lugar, com 39% das respostas. Logo em seguida, redução de custos com hardware e software, com 38%. Outros dos mais citados foram melhoria do ROI/TCO (33%), melhoria dos SLAs de RPO/RTO (30%) e redução da complexidade do gerenciamento comercial (30%).

Confira agora um pouco mais sobre esses 5 motivos e porque a sua empresa também precisa se preocupar com eles:

1. Confiabilidade do Backup

Essa é a razão mais popular para a mudança das soluções de backup nas empresas. Os times de TI mais atualizados sabem que tem uma grande responsabilidade nas mãos ao gerir a segurança dos dados, pois sem estes ativos, muitas vezes a produção é interrompida e isso equivale a grandes perdas financeiras – sem entrar ainda no âmbito de imagem institucional e compromisso com clientes, fornecedores e colaboradores. Esses são problemas que podem significar uma grande perda financeira a longo prazo, portanto, não vale a pena perder noites de sono se perguntando se os seus dados estão seguros.

Entrando no mérito mais técnico, os bancos de dados de deduplicação muitas vezes se tornam propensos a erros e podem causar perda completa de dados. Isso acontece porque muitas soluções precisam de verificação de recuperação de dados ou apenas fornecem essa disponibilidade para plataformas limitadas, como o VMware. Outro ponto a ser lembrado é se a sua ferramenta de Backup oferece visibilidade – mostrando o que está funcionando e o que não está. É muito comum que os administradores de TI só descubram os problemas de backup quando já é tarde demais, e esse é um risco que as empresas simplesmente não podem correr.

Dica: Se uma solução é estável, confiável e fácil de usar, isso significa que os profissionais de TI precisarão investir muito menos tempo em atividades relacionadas a backup. Não se contente com uma solução de backup que não ofereça a confiança do tipo “instale e esqueça”. Conte com a segurança de saber que pode restaurar arquivos sempre que preciso e contar com testes contínuos mediante agendamento e em rede virtual isolada.

2. Seu Backup está saindo caro demais

Quando as empresas avaliam os custos das iniciativas de proteção de dados, é comum ignorar alguns gastos relacionados a hardware quando a empresa se torna muito dependente destes e os softwares não possuem flexibilidade suficiente para lidar com alternativas mais modernas. Em resumo, o barato pode sair caro. É importante considerar os custos tradicionais de hardware, software e storage, mas sempre se certifique de que alguns fatores secundários estejam inclusos no seu cálculo.

Alguns desses fatores não são facilmente tangíveis, como por exemplo o tempo de inatividade, perda de dados, e de produtividade (não só do produto final que é entregue ao seu cliente, como também da própria TI, que deixa de trabalhar em projetos relevantes para apagar incêndios). A sua solução de backup deve fornecer o equilíbrio certo entre desempenho, eficiência de custo e SLAs de recuperação com custos que já tenham sido previstos pela sua empresa.

Dica: A solução de backup ideal é aquela que oferece um modelo de custo simples e flexível, com a possibilidade de realização de mudanças no ambiente sempre que necessário ou desejado, sem grandes impactos na rotina da empresa. A integração com o hardware e storage da sua escolha também deve ser tratada como algo essencial.

3. Seu Backup não entrega o que prometeu

É muito comum que as empresas obtenham soluções que prometem resolver diversos problemas que atrapalham o trabalho de todos os departamentos. Com o tempo, a TI descobre que esses softwares não cumprem com o prometido e acaba tendo que fazer malabarismos com várias soluções para cobrir as suas necessidades, consequentemente tornando o ambiente muito mais complexo.

No ecossistema atual, dados são poder, e mais do que nunca, estão diretamente ligados ao ROI das empresas. Esse ROI não é mais simplesmente o cálculo do tempo economizado x dinheiro investido, mas também o valor fornecido ao colocar os dados da empresa para trabalhar.

Dica: O fornecedor ideal de backup é aquele que entrega mais do que o esperado. Peça sempre por uma experiência de teste que coloque o seu departamento no comando, com um aperitivo realista do que o aguarda com a solução, e que te mostre imediatamente qual o diferencial que vai não só proteger os seus dados, mas também aproveitar o poder deles ao máximo.

4. O tempo de espera do backup não atende às suas necessidades

Alguns fornecedores de backup prometem a recuperação efetiva dos dados quando necessário, mas o time de TI acaba percebendo, quando é preciso realizar esse processo, que o tempo de recuperação é muito maior do que o ideal. Muitas vezes o processo leva um número muito alto de cliques para recuperar algo que deveria ser simples, ou a solução não fornece a granularidade para recuperações específicas ou a escalabilidade para restaurações massivas.

Considere também o quanto de dados você pode perder em caso de ataques ou acidentes e quanto tempo a produção pode ficar parada sem perdas desastrosas, bem como a possibilidade de ter que combinar a sua solução de backup com outros produtos, caso ela não ofereça a integração nativa com réplicas a partir do mesmo console para proteção contínua dos dados.

Dica: O lado positivo é que é possível contar com uma variedade de opções de recuperação para satisfazer qualquer SLA. Procure por fornecedores que tenham um histórico comprovado de inovação contínua, construída sobre uma base sólida de clientes satisfeitos.

5. Você está perdendo tempo e recursos

Muitos produtos da Backup são difíceis de usar e demandam roteiros complexos ou altos níveis de conhecimento, tomando o expediente inteiro de um profissional do seu time de TI. Mas lembre-se, a facilidade de uso dos softwares não deve ser subestimada, pois ele foi comprado para fazer o serviço para você!

Além da usabilidade, avalie também a escalabilidade. Se a sua solução não é capaz de evoluir com a empresa e mudanças como um novo dispositivo NAS ou troca do storage de nuvem exigem que você mude a sua estratégia de proteção de dados, gaste muito tempo reeducando a sua equipe de TI, ou demandam habilidades que seu time talvez não tenha, então provavelmente ela não é a ideal.

Dica: Uma solução de Backup de qualidade não entrega apenas o básico de proteger os seus dados e recuperá-los em tempo ideal, mas também proporciona qualidade de vida para você e seu time: trabalhe em outras prioridades, termine o trabalho mais cedo e não acumule mais férias porque os incêndios continuam aparecendo…

Quer saber mais sobre o tema? Siga as redes sociais da Integratto para mais dicas e confira a nossa página de Continuidade de Negócios, para saber mais sobre as tecnologias que protegem a sua operação.

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