BR Home Center

 

| Cases | Parceiros

Fundada em 2010, a BR Home Center é responsável pela gestão das redes de lojas TendTudo e Casa Show, do setor de materiais de construção, e também pela empresa QuatreLog, que faz a distribuição desses materiais e cuida do e-commerce. A missão do grupo é atender os desejos dos clientes, oferecendo os melhores produtos, além de gerar resultados positivos para os acionistas e manter os parceiros e colaboradores sempre satisfeitos. Ao todo, a BR Home Centers conta com 25 lojas e 7 Centros de Distribuição pelo país, por isso é uma das 5 maiores do segmento Home Center no Brasil, com presença em seis estados. Com a meta de continuar sempre crescendo, a empresa planeja se expandir para outros estados e canais de vendas, sempre pensando em colocar os melhores materiais nas mãos dos clientes.

DESAFIO

Apesar de já contar com soluções de backup, a empresa precisava atender à necessidade de auditoria e legislação fiscal com guarda de dados durante 5 anos, além de recuperar aplicativos rapidamente quando necessário.  A empresa precisava usar várias soluções diferentes, o que complicava a vida dos funcionários, pois eles precisavam dedicar muito tempo à administração delas. Além disso, essas soluções não permitiam guardar grandes volumes de dados em disco, além de não oferecer desduplicação. Por isso, quando havia uma auditoria ou era necessário recuperar arquivos mais antigos, o processo levava de um a dois dias. 

Para garantir a alta disponibilidade dos aplicativos, era necessário fazer o acompanhamento dos logs de réplica no local de backup e de outras duas soluções de backup, e isso levava muito tempo, já que não havia uma equipe disponível 24 horas para análise desse ambiente. Em alguns casos, isso levava à interrupção do serviço, causando a insatisfação dos clientes. 

"Precisávamos de uma só solução de backup para resolver nossas necessidades, com capacidade de guardar pelo menos 1 semana de versões de dados", conta Leonardo Rosa, Coordenador de TI.

SOLUÇÃO

A solução aplicada foi o Arcserve UDP, que além de oferecer o melhor custo-benefício, atendia a todas as necessidades de backup e recuperação da equipe de TI, portanto não seria mais necessário usar vários produtos. A implementação teve início no final de 2016, e agora o Arcserve UDP é usado para proteger cerca de 80 servidores físicos e virtuais, fazendo o backup de aproximadamente 75 TB de dados. Os relatórios e dashboards do UDP são usados para um melhor gerenciamento e análise da ferramenta, pois oferecem um panorama geral dos backups, sucessos e falhas.

BENEFÍCIOS

A solução simplificou o processo de administração de TI, além de possibilitar a retenção de dados de vários meses em disco, facilitando a restauração de versões históricas. 

"Agora temos uma só solução para tudo, podemos guardar versões por mais de 3 dias e economizamos muito tempo." (Edgard Souza | Analista de Infraestrutura)

A equipe de Tecnologia da Informação conta com uma solução de administração única e simplificada, alem da possibilidade de retenção em disco de meses de dados, facilitando a restauração de versões históricas. Como a administração ficou mais fácil, a equipe pode se concentrar na criação de novas soluções. O tempo também foi otimizado: com a solução, o tempo de backup completo foi reduzido em aproximadamente 70% e ainda mais nos incrementais. Além disso, hoje a BR Home Center tem 93% de desduplicação de dados, permitindo um maior número de versões e cerca de 75 TB em 4 TB de disco.

"Nosso objetivo não só foi alcançado, como foi superado, e acredito que nossa parceria com a Arcserve será duradoura e promissora, com resultados positivos para os dois lados"   (Leonardo Rosa | Coordenador de TI)

 

Copyright © 2012-2014 Integratto Tecnologia. Todos os direitos reservados. By Nébadon.